terça-feira, 9 de junho de 2009
Nunca um blog foi tão polêmico
A Petrobras teria criado o blog "Fatos e dados" para se defender, já que é alvo de uma CPI, que ainda não foi instalada devido ao impasse entre PT e PMDB (Aloizio Mercadante e Renan Calheiros) para a indicação dos nomes que preencherão os cargos de relator e presidente da comissão.
O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, justificou a criação do blog dizendo que é uma maneira de levar ao público informações sobre a empresa de forma transparente, provando, assim, que a CPI é vazia. A assessoria da petroleira também criou um perfil do blog no Twitter e em apenas três dias contabiliza mais de 800 seguidores.
No entanto, a Petrobras além de responder as matérias publicadas nos jornais e revistas, começou a antecipar a veiculação de conteúdo “alheio”. Dessa forma, entrevistas na íntegra passaram a ser postadas antes mesmo que os veículos publicassem as informações. Criou-se o caos na imprensa, afinal a atitude da estatal privou os jornalistas da exclusividade e do ineditismo.
Em entrevista ao programa Roda Viva (assista aqui), na segunda-feira (08), o presidente da Petrobras alegou que não falta ética por parte da Petrobras porque a informação é pública. Os jornalistas não discordam de que os dados são de conhecimento da esfera pública, mas afirmam que é uma questão de ética. Se uma entrevista foi solicitada cabe à empresa esperar a publicação para depois reproduzi-la e não antecipar a veiculação.
A comentarista política Dora Kramer comentou que agindo desta maneira, a Petrobras ao invés de se proteger, acaba denegrindo mais sua imagem, a qual já está abalada devido às suspeitas de irregularidades. Ela afirmou que “ingenuamente” a Petrobras está se afastando dos jornalistas, pois ninguém vai querer entrevistar uma fonte que se adianta na publicação do conteúdo e acaba desvalorizando a investigação jornalística.
Fala-se em censura, já que a petroleira é uma empresa pertencente ao Estado. Muitos acusam a Petrobras de intimidação, afinal aonde foi parar a liberdade de imprensa ou seria liberdade de empresa?
A CPI nem foi instalada e - se depender da base governista nem vai ser tão cedo - o caos já paira no ar. Ninguém pode afirmar como será essa guerra pela informação quando a investigação estiver em andamento. Na verdade o “Fatos e dados” tirou a CPI do centro das atenções, o foco agora é outro e a situação parece estar longe de ser resolvida.
Salve- se quem puder.
No blog Pós-texto, do Bruno Calixto (Planta) também há um texto sobre o assunto: Petrobras divulga perguntas de jornalistas em blog. Vale a pena conferir!
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5 comentários:
O ineditismo, o papel da imprensa e da assessoria de imprensa tem que se reconfigurar no espaço da internet. Alguém duvida? Então, alguem pode avisar a galera ai? A questão, no caso, me parece que vai além da simples divulgação de informações, mas relaciona-se a alguns interesses do que podemos chamar de "ala da comunicação". Comecemos a colocar as cartas na mesa...porque a web 3.0 vem aí e eu não queria que o jornalismo do Brasil continuasse pra trás.
Obrigada, sempre, pelos textos, She! Bjs
Oie Sheilinha, obrigado pela visita e estou aqui retribuindo! Por sinal, já linkamos seu blog lá no LTBML =).
Quanto ao tema do Post, poxa ontem mesmo eu estava ouvindo a respeito no Jornal da Manhã da Pan. Acho uma iniciativa meio controversa. Ao mesmo tempo que a publicação de certas informações ajuda na transparência de um gestão, ligar as informações divulgadas às perguntas dos jornalistas para uma reportagem é tolher o nosso trabalho.
E provavelmente acontecerá mesmo de a imagem da Petrobrás sair mais abalada dessa situação do que preservada.
Acredito na atitude da Petrobras mas não nas motivações.
Acho que foi uma boa sacada da empresa e acho que a imagem da companhia sairá fortalecida por aqueles que lerem o blog diretamente. A conversa a respeito da "trasnparência" tem seu apelo junto a massa. Também estou certo que pisar no calo da imprensa pode complicar a imagem da Petrobras já que a repercussão do assunto levará as editorias a empurrar a opinião pública contra a companhia.
É difícil opinar e parece advogar em causa própria engrossar o discurso que a publicação antecipada como foi feita não é ética, mas sinceramente achei um direito de resposta válido, dentro dos recursos que a internet nos proporciona atualmente.
Bjs Sheila !
oi sheilinha,
Acho que, independente de dizer se é bom ou é ruim, podemos afirmar com certeza: é o futuro. Porque ninguém vai ficar esperando um século na justiça por um pedido de resposta, é muito mais fácil externar sua opinião no blog.
Agora, também acho que se trata de "má assessoria". Pra que azedar as relações com jornalistas? Divulgar é transparência, mas qdo vc divulga antes da notícia ser publicada, você está comprando uma briga idiota.
bjs
Gente, em poucas palavras: eu acho que a Petrobras tem o direito de criar um blog para se defender das acusações e responder às publicações dos veículos. No entanto, acho que a estatal não tem o direito de publicar o conteúdo antes que os jornais e revistas. Como eu disse no blog do Planta, acho que essa atitude é a mesma coisa que correr pra esconder a sujeira embaixo do tapete! Mas..... a empresa já voltou atrás, prezou pelo seu teto de vidro.
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