terça-feira, 9 de junho de 2009

Nunca um blog foi tão polêmico



A Petrobras teria criado o blog "Fatos e dados" para se defender, já que é alvo de uma CPI, que ainda não foi instalada devido ao impasse entre PT e PMDB (Aloizio Mercadante e Renan Calheiros) para a indicação dos nomes que preencherão os cargos de relator e presidente da comissão.
O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, justificou a criação do blog dizendo que é uma maneira de levar ao público informações sobre a empresa de forma transparente, provando, assim, que a CPI é vazia. A assessoria da petroleira também criou um perfil do blog no Twitter e em apenas três dias contabiliza mais de 800 seguidores.
No entanto, a Petrobras além de responder as matérias publicadas nos jornais e revistas, começou a antecipar a veiculação de conteúdo “alheio”. Dessa forma, entrevistas na íntegra passaram a ser postadas antes mesmo que os veículos publicassem as informações. Criou-se o caos na imprensa, afinal a atitude da estatal privou os jornalistas da exclusividade e do ineditismo.
Em entrevista ao programa Roda Viva (assista aqui), na segunda-feira (08), o presidente da Petrobras alegou que não falta ética por parte da Petrobras porque a informação é pública. Os jornalistas não discordam de que os dados são de conhecimento da esfera pública, mas afirmam que é uma questão de ética. Se uma entrevista foi solicitada cabe à empresa esperar a publicação para depois reproduzi-la e não antecipar a veiculação.
A comentarista política Dora Kramer comentou que agindo desta maneira, a Petrobras ao invés de se proteger, acaba denegrindo mais sua imagem, a qual já está abalada devido às suspeitas de irregularidades. Ela afirmou que “ingenuamente” a Petrobras está se afastando dos jornalistas, pois ninguém vai querer entrevistar uma fonte que se adianta na publicação do conteúdo e acaba desvalorizando a investigação jornalística.
Fala-se em censura, já que a petroleira é uma empresa pertencente ao Estado. Muitos acusam a Petrobras de intimidação, afinal aonde foi parar a liberdade de imprensa ou seria liberdade de empresa?
A CPI nem foi instalada e - se depender da base governista nem vai ser tão cedo - o caos já paira no ar. Ninguém pode afirmar como será essa guerra pela informação quando a investigação estiver em andamento. Na verdade o “Fatos e dados” tirou a CPI do centro das atenções, o foco agora é outro e a situação parece estar longe de ser resolvida.
Salve- se quem puder.

No blog Pós-texto, do Bruno Calixto (Planta) também há um texto sobre o assunto: Petrobras divulga perguntas de jornalistas em blog. Vale a pena conferir!

5 comentários:

Verônica Lima disse...

O ineditismo, o papel da imprensa e da assessoria de imprensa tem que se reconfigurar no espaço da internet. Alguém duvida? Então, alguem pode avisar a galera ai? A questão, no caso, me parece que vai além da simples divulgação de informações, mas relaciona-se a alguns interesses do que podemos chamar de "ala da comunicação". Comecemos a colocar as cartas na mesa...porque a web 3.0 vem aí e eu não queria que o jornalismo do Brasil continuasse pra trás.

Obrigada, sempre, pelos textos, She! Bjs

Romano locali disse...

Oie Sheilinha, obrigado pela visita e estou aqui retribuindo! Por sinal, já linkamos seu blog lá no LTBML =).
Quanto ao tema do Post, poxa ontem mesmo eu estava ouvindo a respeito no Jornal da Manhã da Pan. Acho uma iniciativa meio controversa. Ao mesmo tempo que a publicação de certas informações ajuda na transparência de um gestão, ligar as informações divulgadas às perguntas dos jornalistas para uma reportagem é tolher o nosso trabalho.
E provavelmente acontecerá mesmo de a imagem da Petrobrás sair mais abalada dessa situação do que preservada.

Armando Teixeira Junior disse...

Acredito na atitude da Petrobras mas não nas motivações.
Acho que foi uma boa sacada da empresa e acho que a imagem da companhia sairá fortalecida por aqueles que lerem o blog diretamente. A conversa a respeito da "trasnparência" tem seu apelo junto a massa. Também estou certo que pisar no calo da imprensa pode complicar a imagem da Petrobras já que a repercussão do assunto levará as editorias a empurrar a opinião pública contra a companhia.
É difícil opinar e parece advogar em causa própria engrossar o discurso que a publicação antecipada como foi feita não é ética, mas sinceramente achei um direito de resposta válido, dentro dos recursos que a internet nos proporciona atualmente.

Bjs Sheila !

bruno calixto disse...

oi sheilinha,

Acho que, independente de dizer se é bom ou é ruim, podemos afirmar com certeza: é o futuro. Porque ninguém vai ficar esperando um século na justiça por um pedido de resposta, é muito mais fácil externar sua opinião no blog.

Agora, também acho que se trata de "má assessoria". Pra que azedar as relações com jornalistas? Divulgar é transparência, mas qdo vc divulga antes da notícia ser publicada, você está comprando uma briga idiota.

bjs

Sheila Moreira disse...

Gente, em poucas palavras: eu acho que a Petrobras tem o direito de criar um blog para se defender das acusações e responder às publicações dos veículos. No entanto, acho que a estatal não tem o direito de publicar o conteúdo antes que os jornais e revistas. Como eu disse no blog do Planta, acho que essa atitude é a mesma coisa que correr pra esconder a sujeira embaixo do tapete! Mas..... a empresa já voltou atrás, prezou pelo seu teto de vidro.