quarta-feira, 14 de abril de 2010

Geração Fotografia


Definitivamente, a imagem nunca foi tão importante para os adolescentes como nos dias de hoje. Irmã e prima de “teenagers”, vejo que elas passam o dia fotografando, editando e postando as fotos na internet. Elas são incansáveis!

Hoje, as máquinas digitais e os celulares, com câmera integrada, são tão importantes ao ponto de causar choro caso se quebrem, ou se algumas fotos são apagadas acidentalmente. Digo porque vi uma cena dessas em casa, ainda bem que não era eu a dona do dedo “mágico”.

Maquiagens, bicos, óculos, chapinhas e consecutivas trocas de roupa fazem parte desse universo narcisita. Claro, não podemos esquecer dos programas de edição de imagens, os quais agora não são dominados somente por profissionais da are, mas também por essa figurinhas que procuram estar mais bonitos na fotos. Há versões mais simples, como o PhotoScape, que ajudam a garotada nessa empreitada. Diariamente ouço: “Fulana está muito bonita nessa foto, certeza que ela deu um PhotoScape”! Literalmente, essa não mais uma arte exclusiva das revistas.

Não há fotos sem edição ou será que não há mais adolescentes com espinhas? Eu prefiro acreditar na primeira hipótese, afinal basta passar a imagem por um filtro que retira ruídos e pronto, temos um rosto lisinho e novinho em folha. Nem as fotos que estão realmente bonitas escapam das garras da vaidade, mesmo porque dos 12 aos 17 anos nada é perfeito, sempre há algum problema, qualquer coisa é motivo para insatisfação. Fase difícil, tanto para eles, quanto para nós que temos que conviver com esse turbilhão de emoções. Difícil é explicar que não há como passar PhotoScape na vida, que nem sempre é tão bonita quanto nós queremos.

Nenhum comentário: